Os superalimentos são alimentos naturais que possuem uma alta densidade nutricional, ou seja, ricos em minerais, fibras, vitaminas, potentes antioxidantes; além disso, são capazes de ajudar na prevenção de doenças crônicas e proporcionar mais bem-estar.
São alimentos que podem ser encontrados ao redor do mundo, e que acabaram recebendo informalmente, o título de Superalimento, ou como ficaram popularmente conhecidos, “Superfoods”.
Quais os benefícios para a saúde?
Esses alimentos ganham status de Super e proporcionando benefícios à saúde, quando são consumidos na sua forma In natura. O que isso quer dizer?? Que devemos introduzir em nossa alimentação:
– Grãos
– Frutas com maior variedade, e de preferência da estação e região, pois, dessa forma elas apresentam seu potencial máximo de nutrientes, além de financeiramente serem mais viáveis.
– Sementes e Castanhas
– Verduras
Individualmente esses alimentos apresentam benefícios sim, MAS, é no conjunto das substâncias que efetivamente proporcionará benefícios à saúde. Importante destacar que o consumo regular, uma educação alimentar consciente, será a forma mais orgânica e dinâmica para que seu corpo absorva todo potencial nutricional desses alimentos. Como por exemplo: melhora no metabolismo, fortalecimento do sistema imunológico, combate ao envelhecimento precoce, redução dos níveis de colesterol no sangue, saciedade e melhora do trato digestório, controle dos níveis de açúcar no sangue, e entre outros.
Quais alimentos são considerados Superalimentos?
Primeiro, alimento natural não é comida ultraprocessada, que têm em sua composição diversos aditivos químico, ok?
Comer chips, macarrão, sucos açucarados, biscoitos, doces com o slogan de comida saudável é puro marketing.
Então, quais seriam esses alimentos??
Temos a Quinoa, considerado atualmente como o vegetal mais nutritivo que existe; possui todos os aminoácidos essenciais (aqueles que o nosso corpo não produz) e que são necessários para um funcionamento correto do organismo. É rico em fibras, ferro, vitaminas do Complexo B, fonte de cálcio, Ácidos graxos Ômega 3 e 6, além de ser uma excelente fonte de proteína.
Castanha do Pará, é a oleaginosa com a maior fonte de selênio conhecida, esse mineral combate radicais livres, fortalece o sistema imunológico, ativa a tireoide e contribui para a desintoxicação do organismo. Consumir no máximo 2 castanhas por dia.
Açaí, uma fruta fonte de fibras, cálcio, potássio, ajuda a reduzir o colesterol ruim, melhora a circulação sanguínea
Chia, esta semente é considerada um dos melhores e mais ricos nutrientes da Terra. É fonte de minerais como manganês, fósforo, cálcio, rica em Ômega 3, fibras e proteína.
Berries, são frutas silvestres como Blue Berry, Cranberry, Goji Berry. São frutas com possuem alta concentração de antioxidantes, ricas em Vitaminas A, C, D, fibras, manganês, fitoquímicos.
Semente de Abóbora, é um excelente regular intestinal, do coração, dos rins e dos ossos. Possui minerais como enxofre, fósforo, magnésio, cálcio, potássio, cobre, zinco, manganês e ferro. É um ótimo regulador de sono, além disso, ajuda a aumentar a imunidade e dessa forma prevenir infecções virais, fúngicas e bacterianas.
Linhaça, o consumo regular é uma excelente fonte para fortalecer o sistema imunológico. Rica em Ômega 3 e 6, excelente fonte de fibras, proteína, minerais, vitaminas E, C e do complexo B.
Aveia, é um grão com alto de teor de Vitaminas do Complexo B, E. Rica em cálcio, ferro, proteínas, e suas fibras solúveis prologam a sensação de saciedade.
Gergelim, é fonte de minerais essenciais e fitoquímicos. É uma semente que possui proteína de alta qualidade, excelente fonte para formação e manutenção dos músculos.
Spirulina, é uma bactéria fotossintetizante rica em muitos nutrientes. Possui mais proteína do que a carne vermelha, rica em minerais, fonte de Vitaminas do Complexo B.
Soja, o grão orgânico possui um alto teor de proteínas, rica em fibras solúveis (ajuda no controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue) e insolúveis (auxiliam nas funções intestinais e aumentam a saciedade); excelente fonte de Isoflavonas que ajudam a combater os sintomas da TPM e menopausa.
Maca Peruana, é uma raiz que contribui para a resistência imunológica, é um tônico poderoso, rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos. Além disso, ainda têm um plus, é afrodisíaco.
Nozes, uma oleaginosa com alto teor de Vitamina E, um protetor dos vasos sanguíneos e controle da pressão arterial. Rica em Ácido graxo Ômega 3. O ideal é consumir no máximo 4 unidades por dia
Cacau, é um alimento complexo, possui mais de 150 nutrientes e princípios ativos, quando é consumido puro e de boa qualidade é um agente protetor do sistema nervoso e do cérebro. Rico em flavonoides, fonte de minerais (potássio, cálcio, ferro, cobre) e Vitaminas.
Para os amantes do chocolate, o ideal é consumir produtos com mais de 80% de cacau em sua composição.
Prepara a lista, e visita o hortifruti, ou feirinha mais perto de casa para variar as opções no cardápio.
Dica
Nenhum alimento têm poderes sozinho, eles não serão os salvadores da sua saúde se não fizer uma educação alimentar de forma consciente, e a implementação de hábitos saudáveis.
Evitar comida processada, bebidas cheias de açúcar e produtos ricos em gordura saturada já é um bom começo. Mesmo consumindo alimentos com alto valor nutricional, nenhum alimento é pílula mágica que vai te curar da noite para o dia, ok?