Intestino! Muito mais do que um orgão excretor. A maior parte da digestão e absorção de alimentos ocorre no intestino delgado. No intestino grosso, ocorre a absorção de água e alguns eletrólitos. Ocorre a produção de algumas vitaminas através das bactérias, armazenamento temporário dos resíduos (fezes) e eliminação dos resíduos do corpo (defecação).
O intestino além de absorver, digerir e excretar, desempenha inúmeras funções que são muito importantes para a saúde humana. Vivem no intestino em média 2000 espécies de bactérias (boas e ruins) diferentes, fungos, protozoários e vírus. Todos precisam viver em harmonia para manter o organismo saudável. Chamamos essas colônias de bactérias, de microbiota intestinal. Portanto, o equilíbrio desses habitantes ou dessa microbiota favorece a nossa saúde ou no desenvolvimento de doenças.
Em média 1,5kg a 2kg do seu peso, são de bactérias intestinais. Para cada célula do seu corpo, existe 10 bactérias no seu intestino. O intestino tem um “sistema nervoso próprio”, chamado de entérico, ele funciona com estímulos de neurotransmissores próprios. É o único órgão capaz de mediar reflexos na total ausência de informações do cérebro ou da medula espinhal. Nele é produzido um neurotransmissor, conhecido como seretonina. Esse neurotransmissor é responsável pelo peristaltismo (movimento involuntário que permite a passagem do bolo alimentar para a digestão e excreção) quando este tem ação local no intestino e também pode ter atuação no cérebro melhorando seu humor, sono e bem estar.
Seu mau funcionamento pode ter várias causas
Será que o intestino preso, a falta de humor, insônia, ansiedade, não seria falta de serotonina? Vinte por cento das nossas células intestinais são do sistema imune (linfócitos). Sessenta por cento dos anticorpos são produzidos no intestino. Além disso, no intestino são produzidos hormônios que são importantes para a digestão, controle do apetite e saciedade, equilíbrio da insulina (hormônio responsável pela entrada da glicose dentro das células). No intestino também sintetizamos vitaminas K, B5, B6, B9 e B12, que são importantes na saúde cerebral, cardiovascular, óssea e intestinal.
A importância de cuidar da sua saúde intestinal
Um intestino saudável traz diversos benefícios à saúde humana. Muitos estudos já relacionam o tratamento e equilíbrio da microbiota intestinal no tratamento e/ou prevenção de doenças como: diabetes mellitus tipo 2, obesidade, esteatose hepática não alcoólica, doenças autoimunes, doenças respiratórias, cardiovasculares, dermatalógicas, neurodegenerativas, psicológicas etc.
Portanto, a saúde do seu intestino depende do seu estilo de vida, alimentação, prática de exercícios, saúde mental. Por isso evite alimentos industrializados, ultraprocessados, ricos em açúcares, adoçantes artificiais. Dê preferência a “comida de verdade”, porque alimentos in natura são mais próximo da sua origem natural; hortaliças, frutas, legumes, raízes, ovos, peixe, frango, carne vermelha com moderação, leguminosas (feijões), oleaginosas, sementes e sempre que possível, alimentos orgânicos.
Pratique exercícios, aquele que você se sente bem e te dar prazer. Cuide da sua saúde mental, evite pensamentos e pessoas negativas, divirta-se, reserve um pouco do seu tempo para fazer o que gosta, para estar com quem gosta.
Cuide do seu intestino, cuide de você!
Mainara Oliveira
CRN 5- 8317
Nutricionista Esportiva Funcional, Fitoterapia e Clínica