Vitiligo
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos auto-imunes parecem estar associados a doença. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.
Importante: o vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos a saúde física. No entanto, as lesões provocadas pela doença não raro impactam significativamente na qualidade de vida e a auto-estima do paciente. Nesses casos, o acompanhamento psicológico pode ser recomendado.
É importante uma avaliação médica especializada para diagnostico e tratamento adequado dessa enfermidade. Vale ressaltar a importância de exames laboratoriais para análise de outras doenças auto-imunes, como doença de Addison e o lúpus eritematoso sistêmico.