Mulheres entre 25 e 35 anos apresentando oleosidade excessiva e acne inflamatória que piora perto da menstruação. A Acne da Mulher Adulta tem se tornado um problema cada vez mais frequente no consultório. Isso acontece por uma produção maior de hormônios masculinos nesta faixa etária. Porém, vale ressaltar que mesmo mulheres com níveis normais de andrógenos podem vir a apresentar acne, por conta de uma sensibilidade aumentada dos receptores desses hormônios na pele em certo momento da vida.
Sabe-se também que outros fatores agravam a acne, como: estresse, alimentação, distúrbios hormonais (ovários policísticos), suplementação alimentar e alguns medicamentos. O estresse também leva a um aumento de cortisol, o qual aumenta a atividade das glândulas sebáceas. Especula-se que dietas com alto consumo de laticínios e carnes piorem a acne por causa dos hormônios usados na criação de animais. Por esse ângulo, o consumo de alimentos orgânicos seria benéfico.
Portanto, se você tem acne da mulher adulta, o ideal é fazer uma consulta com o dermatologista para avaliar detalhadamente seu caso, pois pode ser necessário uso de medicamentos orais para controle dessa patologia antes que gere cicatrizes profundas na pele.